Blog Post - Start Bootstrap Template

Urcamp sedia lançamento do 2º Pampa Summit – Edição Bagé

Atualizado em 25/04/2025 às 14:06:25


A Urcamp recebeu, na manhã desta quinta-feira, 24, o lançamento oficial da segunda edição do Pampa Summit, evento que busca consolidar a inovação no interior do Estado. Realizada no Salão de Atos do Campus Central, a coletiva de imprensa reuniu integrantes do conselho gestor do ECOBAH – Ecossistema de Inovação de Bagé, representantes do INOVA RS – Fronteira Oeste e Campanha, e parceiros de diferentes municípios da região.

A realização do Pampa Summit em Bagé está marcada para os dias 22 e 23 de maio, e tem à frente o ECOBAH, ecossistema fundado em 2022 e composto por profissionais, instituições e entidades que representam as hélices da inovação (sociedade civil, poder público, empresas e instituições de ensino). Entre elas, estão a Urcamp e a Unipampa.

O Pampa Summit é um evento itinerante idealizado por membros do Comitê Estratégico e Técnico do INOVA RS após participação no South Summit 2024, em Porto Alegre. A primeira edição ocorreu em Caçapava do Sul. A iniciativa nasce com o propósito de descentralizar os debates sobre inovação, levando-os para além das capitais e centros urbanos e promovendo a interiorização do desenvolvimento tecnológico, científico e social.

Durante a apresentação, o integrante do comitê gestor do Ecobah, o professor Erico Amaral, destacou o papel das instituições de ensino na consolidação dos ecossistemas de inovação. “O ecossistema está calcado numa quádrupla hélice: sociedade civil, empresas, governo e instituições de ensino. Estamos fazendo nossa parte. A Unipampa conta, hoje, com a incubadora Gênus, com 13 startups incubadas e outras em processo de ocupação. Além disso, conseguimos uma área física para o Parque Tecnológico, que já atrai empresas de fora do Estado, sinalizando que estamos gerando inovação e fixando capital humano na região”, pontuou.

O pró-reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares, ressaltou o engajamento da universidade desde as primeiras articulações do evento. “Desde o início nos sensibilizamos com esse evento, fomos parceiros e acreditamos que ele pode ser muito importante para a nossa região”, completou.

Para Collares, o evento reforça a missão comunitária da universidade e seu impacto na economia local. “Além de um evento extremamente importante para o desenvolvimento regional, a Urcamp – como sempre – com seu papel de comunitária, faz sua parte na inovação e na extensão. Este evento vai conseguir reunir aqui a Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado. Então, é extremamente importante que a Urcamp esteja presente nesses eventos, mostrando a sua força na região, a sua força como entidade regional de ensino e o quanto a Urcamp também movimenta a economia da região. Somos extremamente importantes para toda a região da Campanha, e também para parte da Fronteira Oeste”, destacou o pró-reitor.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Leonardo Nocchi Macedo, ressaltou o impacto do Pampa Summit para o desenvolvimento econômico e social do município e da região. Segundo ele, é fundamental que a inovação seja compreendida de forma mais ampla pela sociedade e não restrita apenas ao ambiente acadêmico ou empresarial. “Todas as ações nesse sentido, que visam justamente trazer para a nossa cidade – mas não só, para a região da Campanha – o sentido de trazer inovação ou pelo menos já despertar e trazer a reflexão para que não só os empreendedores, mas também a comunidade como um todo entenda o que é inovação em si, são fundamentais”, afirmou.

Macedo também reforçou o potencial do evento em unir diferentes cadeias produtivas e setores da sociedade em torno de um mesmo propósito. “Esse movimento pode também, junto com outras cadeias produtivas de Bagé, trazer aquilo que todos nós queremos – e que é um anseio da nossa região da Campanha, com vários movimentos sendo feitos – que é o desenvolvimento econômico e, por conseguinte, social para Bagé. Então, esse evento é muito importante porque traz clareza, transparência e, principalmente, o despertar da reflexão para os empreendedores e para a comunidade. E, claro, enaltecemos ainda mais por ser realizado aqui em Bagé, nos dias 22 e 23 de maio. Tenho certeza de que será um belo evento”, concluiu.

Responsável por relembrar a gênese do evento, o professor Ivonir Petrarca, também do conselho gestor do Ecobah, fez um relato sobre o surgimento do Pampa Summit. “Estamos sempre esquecidos, lá no canto do Estado, como se diz: ‘onde o vento deposita o pó’. E foi nesse sentimento que surgiu a ideia. Estávamos em 26 pessoas no South Summit, criamos um grupo no WhatsApp e começamos a desenhar algo que fosse nosso, da campanha. O ‘Gaudério Summit’, brincamos. E então nasceu o Pampa Summit”, narrou.

Petrarca ainda destacou que o evento superou as expectativas iniciais e agora mobiliza toda a região. “Achávamos que seria pequeno, mas a Secretaria nos deu um retorno de que o evento tomou uma proporção imensa. Temos gente de São Borja, Dom Pedrito, Aceguá, Hulha Negra e até São Gabriel organizando comitivas para participar”, contextualiza.

As atualizações podem ser acompanhadas pelo site https://ecobah.com.br/site/ e pelo Instagram @ecobahbage. Segue abaixo a programação completa do evento:

 

O CRONOGRAMA

21 DE MAIO

14h às 16h – Visita na Unipampa – Reunião no auditório para apresentação da incubadora Gênus , Parque Tecnológico (CampanhaTec) + Laboratórios

16h às 18h – Visita na Urcamp – Reunião com reitor e pró-reitores na Urcamp e Espaço UALL – Coffee Break

20h – Jantar “Experiências” - Degustação de produtos da campanha: cordeiro, queijos, azeites, vinhos da campanha

 

22 DE MAIO

8h30 – Credenciamento no ginásio da Escola Silveira Martins

9h – Rotas da Inovação

10h – Cofee Break

10h15 às 12h – Rotas da Inovação

14h – Recepção de escolas de Ensino Médio

14h30 – Escola Frei Plácido e Senac

15h – Rede Startup RS (SICT)

16h – Cooperconecta

18h – Credenciamento + Abertura oficial do Pampa Summit

19h20 – Palestra com Mateus Vivian (Clareira – Hub de Inovação)

14h40 – Rede Startup RS

19h50 – Inovafoc

20h – Startup Laboratório

20h10 – Inova Pampa (Sebrae)

20h20 – Mesa Ecossistemas (cidades)

20h40 – Palestra de encerramento