Blog Post - Start Bootstrap Template

Pedagogia da Urcamp realiza oficina sobre metodologias ativas no ensino de geometria

Atualizado em 18/06/2025 às 16:29:18


O curso de Pedagogia da Urcamp encerrou, na noite de terça-feira, 17, o ciclo de oficinas do semestre com a atividade “As Metodologias Ativas no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais”. A oficina foi ministrada pelo professor mestre Darlan Maurente Rangel, que atua como docente na Fundação Bradesco Bagé e na Escola Carlos Kluwe, além de ser vice-diretor noturno da Escola Justino Costa Quintana. A atividade ocorreu na Brinquedoteca Veda Lucinda e reuniu acadêmicos interessados em qualificar sua formação para o ensino da matemática.

O encontro teve como foco a aplicação das metodologias ativas no ensino de geometria, abordando desde a diagnose até a aplicação prática, com ênfase na construção do conhecimento geométrico. A proposta destacou a importância de o professor polivalente vivenciar, na prática, as etapas desse processo, além de dominar a linguagem adequada para a alfabetização matemática dos alunos dos anos iniciais.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Clarisse Ismério, avaliou o encerramento do ciclo de forma bastante positiva. “Encerramos com chave de ouro um ciclo de potentes oficinas, nas quais profissionais do ensino, em sua maioria egressos dos cursos de licenciaturas da Urcamp, mostraram suas metodologias e práticas. As oficinas, aliadas às aulas do semestre, possibilitam uma formação diferenciada para nossas (os) acadêmicas (os), que escolheram a Urcamp por ter a tradição em formar grandes profissionais na área da educação. E nossos futuros educadores têm muito orgulho da nossa instituição de ensino, nota máxima na avaliação do MEC”, ressaltou.

Para os acadêmicos, a oficina representou um momento enriquecedor. “Hoje a oficina foi sobre metodologias ativas no ensino de geometria nos anos iniciais, com o Darlan Maurente Rangel, que destacou a importância de ensinar matemática aos anos iniciais, através do manuseio, do enxergar e do compreender o método, pois a criança está em fase de construção. Deu show”, avaliou a acadêmica Giovanna Ticiene Farias Vieira.

Ao longo do semestre, as oficinas foram realizadas quinzenalmente, sempre com o objetivo de qualificar os acadêmicos, proporcionando experiências práticas que complementam a formação dos futuros professores.