Distinção Empresarial voltará a premiar empresas e profissionais mais lembrados de Bagé
Atualizado em 08/07/2022 às 17:25:08
Em Cidade | Por Viviane Becker
Um dos principais eventos sociais de Bagé, o Prêmio Distinção Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Industrial (Aciba), já tem data para acontecer. Após uma pausa ao longo da pandemia de Covid-19, a cerimônia voltará a ocorrer e será realizada no dia 17 de novembro, no Cantegril Clube, quando deve reunir mais de 500 convidados.
Na manhã de sexta-feira, dia 8, o presidente da Aciba, Ricardo Souza, esteve reunido com a reitora da Urcamp, Lia Maria Quintana, e com a equipe técnica da Consultoria Jr., composta pela coordenadora da pesquisa e professora Rita Luciana Saraiva Jorge e pelo presidente da Consultoria, o acadêmico de Administração Matheus Vieira Montardo, para assinatura do documento que oficializa a contratação dos serviços da pesquisa de posicionamento e satisfação da população local. Há 18 anos, a entidade realiza este trabalho, em parceria com a Urcamp, pois reconhece que saber a opinião pública é de extrema importância para nortear a linha de atuação de profissionais liberais e empresários da cidade.
Parceria e credibilidade
O presidente da Aciba mencionou que a Consultoria Junior da Urcamp sempre traz a credibilidade necessária para realização da pesquisa. “Essa parceria é salutar para que possamos levar, aos nossos empresários, resultados que mostram índices de representatividade das empresas e como elas estão sendo reconhecidas na cidade”, explica.
Sobre o relacionamento institucional com a Aciba, a reitora frisa o momento atual em que a Urcamp vem trabalhando. “Estamos desenvolvendo um novo modelo educacional, buscando a solução de problemas reais da comunidade. A Consultoria Jr. é fruto desta vivência e a equipe de alunos que atua na pesquisa entende o modelo estatístico como segmento de administração e de gestão”, pondera ao complementar: “A Aciba entende o evento como a coroação do empresariado bajeense, das pessoas que empreendem em Bagé. Isso reforça a importância dos empresários terem conhecimento sobre o seu posicionamento e, assim, poder analisar e trabalhar melhor, potencializando os resultados".
Coleta de dados
A coordenadora da pesquisa explicou que a pesquisa de campo que percorre mais de 80 bairros da cidade teve início há duas semanas e vai indicar os nomes mais lembrados da cidade em mais de 130 segmentos. A pesquisa mercadológica de posicionamento e satisfação será finalizada até agosto. O objetivo é mensurar o posicionamento dos segmentos pesquisados, presentes na mente do público consumidor, através de Amostragem Aleatória Simples. A coleta de dados será de forma presencial, nas oito zonas residenciais de Bagé, que contêm 86 bairros.
De acordo com Rita, para determinação do tamanho da amostra, utilizou-se a referência de Barbetta (2019), baseado no número de habitantes de Bagé. Após o cálculo, definiu-se então uma amostra de 1.200 elementos (pessoas entrevistadas), para os quais serão aplicados os questionários da pesquisa. A base do trabalho da pesquisa analisa as perguntas: quais são os profissionais liberais, empresas/indústrias e prestadores de serviço mais lembrados pelo público consumidor e por que são mais lembrados?
Durante o período de coleta dos dados, não é divulgado onde as pesquisas estão sendo aplicadas, a fim de evitar que a comunidade pesquisada seja influenciada por meios externos. Após o evento, os dados ficam na Aciba, à disposição de quem desejar conhecer o método utilizado, visualizar os gráficos e os resultados do segmento de seu interesse. “Desta forma, garantimos a seriedade do trabalho, reafirmando a transparência da pesquisa realizada pela Consultoria Jr. e divulgada pela Associação Comercial", declaram os envolvidos.
A Aciba informa que quando o vencedor da categoria não aceita receber a premiação, a empresa concorrente, que ocupa o segundo lugar, não obtém o troféu. "Todos os premiados são aqueles que, de fato, ocupam o primeiro lugar na pesquisa, com valorização da opinião popular. O vencedor de cada segmento tem a possibilidade, através do evento, de ganhar visibilidade e agregar valor à sua marca", conclui Souza.