Atualizado em 08/08/2025 às 17:15:08
A presidente da Fundação Attila Taborda (FAT), professora doutora Mônica Palomino, representou a gestão da Urcamp na inauguração da sala do Núcleo de Práticas Restaurativas Desembargador Leoberto Brancher, instalada no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Dom Pedrito.
Sob a proposta institucional de ser um novo espaço dedicado ao diálogo, à construção de pontes e à promoção da paz na comunidade, o espaço será destinado à mediação de conflitos de origem escolar que acabam causando impacto na convivência familiar. De acordo com a secretária municipal de Educação, Helena Coradini, as atividades terão como objetivo a resolução de conflitos nas escolas por meio do diálogo, da escuta ativa e da construção coletiva de soluções.
“Para a FAT, que é a entidade mantenedora da Urcamp e de todos os seus colégios, presenciar uma iniciativa que aponta para os métodos mais atualizados e humanos de resolver questões originadas nos ambientes escolar e familiar é algo estimulante. Significa que as lideranças locais estão preocupadas com a formação dos novos cidadão”, avalia a presidente. A Urcamp mantém, em Dom Pedrito, o Colégio Ruy de Souza Krause que oferece o Ensino Básico.
Justiça restaurativa
A justiça restaurativa é uma abordagem que busca, antes de punir, compreender os conflitos e reparar os danos causados. No ambiente escolar, a justiça restaurativa se apresenta como uma alternativa ao modelo punitivo tradicional. Em vez de castigar, busca compreender as causas dos conflitos, reparar os danos e restaurar os vínculos afetados. Por meio do diálogo, da escuta e da responsabilização compartilhada, alunos, professores e demais envolvidos constroem juntos caminhos para uma convivência pacífica.