Atualizado em 08/08/2025 às 10:27:08
O curso de Ciências Biológicas da Urcamp retomou nesta quinta-feira, 7, o Projeto DNA, atividade de extensão que promove a aproximação entre professores e acadêmicos do ensino superior nas escolas de Bagé. A iniciativa desenvolveu dois diferentes momentos. Pela manhã, a ação ocorreu na Escola Waldemar Amoretty Machado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio. À tarde, os estudantes do segundo ano da Escola Carlos Kluwe foram recebidos nos laboratórios de Biologia da Urcamp. Ao todo, 120 alunos participaram — 60 em cada turno.
A proposta busca transformar os conteúdos de Biologia em experiências práticas, usando abordagens lúdicas para facilitar a compreensão dos temas trabalhados no ensino fundamental e médio. A coordenadora do curso, professora mestra Tamyris Ramos, destaca que a proposta resulta na geração de perspectivas para o Ensino Superior entre os estudantes. “Um projeto que alia a comunidade e os acadêmicos, produzindo uma experiência que simula a realidade de sala de aula utilizando metodologias científicas de forma criativa”, compara.
A atividade é conduzida por acadêmicos bolsistas da licenciatura, que atuam tanto dentro das escolas quanto na estrutura da universidade. Na Escola Waldemar Amoretty Machado, os alunos trabalharam conceitos de sistemática zoológica. Já nos laboratórios da Urcamp, o grupo foi dividido para atividades práticas de histologia e zoologia, com o uso do microscópio para observar protozoários e fungos.
Durante a visita, o estudante Sebastian da Rosa, 17, disse que experimentou uma nova forma de aprender. “Estar nos laboratórios, é uma experiência muito diferente do que se pensa quando aprendemos a matéria dentro da sala de aula. Então, para mim, foi uma experiência boa e com certeza eu viria outras vezes.” Já a acadêmica do 9º semestre de Ciências Biológicas, Andreia Pozzedin, 23 anos, e integrante do projeto desde sua criação em 2025, ressalta a importância da iniciativa. “Trazer as escolas, ou ir até as escolas, que também é uma proposta do projeto, faz com que a gente, antes da sala de aula, que é uma sala de licenciatura, tenha contato com os alunos e os alunos tenham uma visão um pouquinho diferente do que é biologia ou do quanto a ciência pode ser lúdica, analisa".
O Projeto DNA prevê atividades para todo o semestre letivo. As inscrições estão abertas para novas turmas. As escolas interessadas podem agendar sua participação diretamente com a professora Tamyris, pelo número (53) 8427-0997.