Blog Post - Start Bootstrap Template

Urcamp apoia campanha de combate à violência contra a mulher

Atualizado em 08/08/2025 às 17:42:08


AÇÕES PREVEEM SENSIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO INFORMATIVA

 

A presidente da Fundação Attila Taborda, professora doutora Mônica Palomino, representou a gestão da Urcamp no lançamento da campanha de combate à violência contra a mulher, realizado na manhã desta sexta-feira,8, na Câmara Municipal de Bagé. A representação da Urcamp também foi reforçada com a assessora da Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Rosete Gottinari Kohn.

 

A proposta é uma iniciativa da Comissão permanente de Educação, Cultura, Segurança, Direitos Humanos e dos Animais da Câmara de Vereadores, indicada pela vereadora Beatriz Souza (PSB), que prevê várias ações de sensibilização e divulgação conjugada com ações da TV Câmara de Bagé. De acordo com a presidente da FAT, a Urcamp se compromete a dar prosseguimento às ações já desenvolvidas no campo do debate e da inclusão de conteúdos que contemplam o tema nas atividades acadêmicas. “Mas também nos comprometemos em incentivar outras iniciativas, como auxiliar na divulgação e nas ações junto ao público de acadêmicos e professores”, garante. 

 

Uma questão alarmante

 

As atividades especiais a serem desenvolvidas ao longo do mês, denominado Agosto Lilás, foram desencadeadas pelo elevado número de casos de feminicídios registrados pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP), em 2025, especialmente os indicadores do período do feriado de Páscoa. Embora os dados sobre violência tenham diminuído no cenário geral, o número de feminicídios no RS disparou. Foram 11 casos registrados em abril deste ano, contra apenas um em abril de 2024 - o que aponta uma alta de 100%. A Semana Santa deste ano chegou a causar espanto na sociedade gaúcha: seis mulheres foram assassinadas no Estado.