Atualizado em 01/10/2024 às 21:38:01
As acadêmicas do curso de Fisioterapia da Urcamp, Fernanda Silveira de Sena e Luana Gularte Moreira, marcaram presença no 43° Simpósio Nacional de Educação Física, 4° Encontro de Fisioterapia, e II Simpósio Nacional de Mulheres em Ciências da Saúde, realizados de 25 a 28 de setembro, na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
As estudantes apresentaram trabalhos voltados ao estudo da fibromialgia, doença crônica que afeta o sistema musculoesquelético, provocando dor generalizada e fadiga, com foco na musculatura do quadríceps femoral. Fernanda, acadêmica do 4° módulo, apresentou o trabalho intitulado “Relação entre a espessura muscular do quadríceps e a área de secção transversa do reto femoral com a intensidade da dor e a condição funcional de pessoas com fibromialgia”. Já Luana, acadêmica do 10° módulo, trouxe a pesquisa “Correlação entre a qualidade muscular do quadríceps femoral com a intensidade da dor, nível de fadiga e desempenho funcional de pacientes com fibromialgia”.
Os dois trabalhos foram orientados pelo professor Maurício Tatsch Ximenes Carvalho e são resultados de um projeto de pesquisa que teve a coleta de dados realizada no Hospital Universitário (HU), em Bagé. As pesquisas contribuem para o avanço no entendimento da fibromialgia, buscando aprimorar o tratamento fisioterapêutico de pacientes que convivem com essa condição.