Atualizado em 30/08/2024 às 10:13:30
A comemoração pelo Dia do Nutricionista marcou a atividade no Teatrinho da Urcamp, em Bagé, reunindo três profissionais da Nutrição com diferentes áreas de atuação. Os egressos Natália Lacerda da Silva, Will Lima e a nutricionista e ex-professora do curso da Urcamp, Alessandra dos Santos, destacaram diferentes abordagens sobre Nutrição Desportiva na noite desta quinta-feira.
Em fala integrada, eles abordaram áreas importantes que a profissão oferece. A nutricionista Alessandra dos Santos, falou sobre “Nutrição esportiva; Hipertrofia muscular” e contou que antigamente só pensava-se em macronutrientes. Atualmente, sabe-se que os bioativos e nutrientes vão diminuir o estresse oxidativo, o que facilita a renovação das células e suas funções, e assim, o ganho de massa muscular. Ela ensinou técnicas de jejum intermitente e reforçou a importância da renovação das células, de acelerar o metabolismo e obter mais energia. Isso vai prevenir doenças e melhorar o desempenho da memória.
A nutricionista apontou sugestões de dietas e encerrou dizendo que o ideal é entender que comida de verdade com macro e micronutrientes adequados e treino diário, são a melhor forma de se alimentar de forma saudável e com ganho de massa.
Já a nutricionista Natália Lacerda da Silva falou sobre Hipertrofia Muscular, que é é o aumento do tamanho e do volume dos músculos, que acontece devido à prática de atividade física intensa e regular e alimentação adequada, que deve ser rica em proteínas e carboidratos.
Em sua fala, relatou que a importância da predominância aeróbia, com exercício de alta intensidade e curta duração e indicou práticas como: natação, corrida de média e longa distâncias que melhoram o condicionamento aeróbio. “É uma sensação de orgulho voltar para a Urcamp e conseguir transmitir um pouco do que aprendi para os acadêmicos que serão meus colegas no futuro”, pontua.
O nutricionista Will Lima falou sobre “Nutrição e Fisiculturismo”, relatando que o fisiculturismo tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Essa evidência veio com o sucesso do "Brazilian Chaos" (Caos Brasileiro, em português), legião de atletas brasileiros que conquistou 28 vagas no Mr. Olympia de 2023, com dez atletas chegando ao top-5 de suas categorias. O profissional apontou que a nutrição esportiva se faz com qualidade na alimentação, quantidade adequada e harmonia dos pratos.
A abertura da atividade ficou por conta do reitor, professor Doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, que falou sobre o orgulho em poder ver egressos retornando à instituição na condição de palestrantes. “Me sinto feliz ao entrar aqui e ver ex-alunos, isso nos dá a sensação e a certeza de continuidade e é para isso que estamos aqui, para continuar esse legado da educação”, finaliza.