Blog Post - Start Bootstrap Template

Urcamp apresenta projeto UALL no ambiente de Inovação da Expointer 2024

Atualizado em 31/08/2024 às 04:35:31


O pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares, liderou, esta semana, uma comitiva da Urcamp junto à Expointer 2024, em Esteio. O grupo é formado pela equipe do UALL - Espaço Comunitário de Empreendedorismo e Inovação da Urcamp, que estimula a geração de startups na região, sediados em Bagé. O Uaal apresentou sua proposta e desempenho nesta sexta-feira, às 16h, no evento RS Innovation Agro + Smart Cities no Painel de Ambientes de Inovação da Expointer. Collares acredita que a presença da região da Campanha, por iniciativa da Urcamp, é prova de que há necessidade de buscar novas fórmulas para expandir as vocações do agronegócio tradicionalmente promissoras, mas que carecem de novas tecnologias. 

A importância dos ambientes de inovação para a sustentabilidade das inovações no agronegócio é o título do painel que reúne a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Uall Urcamp em uma rodada de conversa que analisa as possibilidades de ampliação de empreendimentos e uso da tecnologia no setor, envolvendo as regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Para o coordenador de projetos de inovação da Urcamp, Leandro Pires, um dos maiores desafios para incentivar o desenvolvimento no agronegócio, que é uma vocação regional, é conectar produtores, mão de obra e tecnologia. “Hoje, em torno de 10% deste mercado talvez estejam com a inovação aberta, pelo que temos mapeado. Muitas vezes um empreendedor rural que deseja investir em equipamentos de ponta, em alta tecnologia, vai sentir a falta de uma mão de obra capaz de parametrizar, configurar ou até fazer manutenção”, analisa. 

Pires acredita que o papel dos ambientes regionais de inovação aberta, como as rodadas de Negócios do programa Startup Lab de Inovação Aberta, seja o de abrir as porteiras e reunir no mesmo esforço a academia, produtores, startups e buscar fazer com que agronegócio e comércio operem no sentido do desenvolvimento. A conversa entre os participantes do painel indica empenho nas iniciativas de sensibilização, o que aponta para um segundo ciclo das atividades do Uall da Urcamp.”No lançamento de desafios já tivemos um da Pecuária, que é monitoramento de prenhez, outro foi o de logística do vinho, mas movimentamos 21 startups que estão prontas para a próxima etapa, que é a prova de conceito para as fazendas”, explica. Ao finalizar o relato, o gestor de projetos ainda ressaltou que as fazendas envolvidas no ambiente de inovação são cases que podem inspirar os demais, operando como sensibilização. Operando junto ao Uall da Urcamp, a parceria do Startup Lab é coordenada pelo gestor de inovação e tecnologia, Alex Camargo.