Blog Post - Start Bootstrap Template

Começa a 28ª Semana Acadêmica da Enfermagem da Urcamp

Atualizado em 02/09/2024 às 23:47:02


O Salão de Atos da Urcamp reuniu acadêmicos, professores e profissionais de enfermagem que já atuam no mercado, mas que também querem compartilhar experiências ou buscar atualizações para as práticas diárias. Assim começou, na noite desta segunda-feira, a 28ª Semana Acadêmica da Enfermagem da Urcamp. 

A primeira palestra ficou por conta do professor Deividi Quintana que veio falar sobre motivação. “É uma satisfação ser convidado para essa abertura para abordar um tema tão importante para qualquer profissional. Ainda mais para quem trabalha com vidas e tem essa profissão, que é a de cuidar das pessoas. Temos várias ferramentas, o essencial é buscar aquilo que nos dê ânimo e aproveitar o dia, desfrutar os momentos”, revela.

Quintana, destacou que é preciso imprimir a digital na vida das pessoas, deixar a marca da melhor forma possível. Significa que os profissionais têm que cuidar da sua imagem, da autoestima, em primeiro lugar para encontrar motivação no trabalho, nas tarefas, na vida. “Todos nós temos uma empresa e essa empresa chama-se EU”, aponta. Para o palestrante, valorizar-se, gostar-se, potencializar os seus atributos são algumas formas de obter metas e buscá-las com foco e determinação. Deividi Quintana é  Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Administração pela Universidade Paulista. Tem Especialização em Supervisão e Orientação Educacional e MBA em Coaching aplicado à gestão de pessoas pela Unicesumar.

Estética conquista espaços

A segunda palestra foi voltada à aprendizagem numa área que se desenvolve rapidamente abrindo um mercado aquecido dentro da carreira da Enfermagem: a Estética. O tema foi apresentado pela enfermeira Eliziane Foletto, egressa do Curso de Enfermagem da Urcamp, já com carreira consolidada nesse segmento. No ramo da Saúde Estética, segundo a convidada, os cuidados faciais, corporais, e todos os aspectos que impactam na estética do paciente estão ligados. São procedimentos estéticos minimamente invasivos ou invasivos não-cirúrgicos, pelos quais é possível chegar a um resultado agradável, que melhore a autoestima e o bem-estar do paciente. “Acho super importante poder detalhar um pouco da minha atividade, porque isso ajuda a decidirem quais das tantas áreas da Enfermagem podem seguir”, explica a palestrante. 

A enfermeira ainda usou seu próprio exemplo para motivar ainda mais os estudantes, contando a sua luta contra o câncer. Acaba de fazer a última sessão de quimioterapia e garante que vai se curar porque tem fé e determinação em viver. “O que me mantém aqui e querer seguir em frente é minha autoestima, minha vontade. Não posso me vitimizar, tenho que fazer algo por mim e encontrar ânimo para lutar e continuar”, conta. Eliziane é especialista em Saúde Pública pela  Universidade Católica de Pelotas (UCPel), especializada em Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família, pelo no Centro Universitário Internacional (UNINTER).  

O Coordenador do curso de Enfermagem da Urcamp, professor Doutor Cristiano dos Santos, destacou que as palestras ampliam o leque de temas relacionados à profissão. “O aprendizado e a troca são sempre ricos, porque estamos trazendo profissionais referência da Enfermagem na nossa região e isso vai ampliar muito a visão dos nossos acadêmicos”, afirma

A abertura ficou por conta do reitor da Urcamp, professor Doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, que destacou a importância de amar a profissão. “Vocês escolheram cuidar, dar atenção, amar ao próximo e se doar, a Enfermagem é tudo isso. Para encerrar, agradeço pela confiança em terem escolhido a Urcamp para a formação de vocês”, finalizou.