Blog Post - Start Bootstrap Template

Semana da Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil chega à quarta noite com programação diversificada

Atualizado em 23/08/2024 às 18:03:23


As professoras arquitetas, Magali Collares e Maria de Fátima Barbosa abriram os trabalhos da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Urcamp na noite da última quarta-feira. As profissionais relataram suas experiências de pesquisa sobre o tema Inventário arquitetônico da cidade de Bagé, onde reuniram, com o auxílio de acadêmicos, os prédios antigos e históricos da cidade. O estudo auxiliou na regulamentação de vários órgãos ligados à preservação. A segunda intervenção foi  a palestra realizada on-line,quando o arquiteto Sérgio Magalhães abordou a “Percepção e Sustentabilidade do Centro Histórico de Bagé". 

O foco central da noite foi a palestra do arquiteto e professor da Unipampa, Cristiano Ferreira, que tratou de “Prototipagem”, trazendo ao encontro vários protótipos em miniaturas fabricados em oficinas. Ferreira ensinou técnicas, citou softwares e outras tecnologias de impressão e reprodução de objetos que podem ser úteis no dia a dia de um arquiteto ou de um engenheiro civil. O arquiteto ainda explicou as formas mais utilizadas para impressão e prototipagem em 3D. 

Tudo começa com o desenho no computador, depois vem a busca na internet pela tecnologia a ser utilizada e em seguida a utilização do scaner em 3D. Outro equipamento utilizado para reprodução de objetos é a máquina fotográfica. “A ideia é fazer com que mais pessoas tenham acesso a essas tecnologias, que beneficiam muita gente, seja dentro da área da inclusão, da área da arquitetura ou do patrimônio. A intenção é divulgar cada vez mais o uso desses equipamentos, ampliar o acesso dos estudantes a essas tecnologias que trazem benefícios para a sociedade”, finaliza.

O encerramento ficou por conta da professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Doutora Célia Gonsales, pelo Professor Doutor Antonio Soukef Júnior e pela Mestranda Alexandra de Los Santos, que apresentaram o tema “Patrimônio ferroviário, edificado, industrial, ambiental e os conflitos /Pesquisas sobre Bagé”, com um histórico de toda a região. A pesquisa “Cidades médias do sul do Brasil e em zonas de fronteira: qualificação e proposição de espaços públicos sensíveis às relações intergeracionais, inclusivas e sustentáveis” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com Urcamp, Unipampa, Ecoarte e NPHTT, visa estabelecer parâmetros para a criação de espaços urbanos que promovam inclusão social e sustentabilidade. 

O estudo concentra-se nas cidades de Pelotas e Bagé, abordando temas como a memória urbana, a qualidade ambiental e a apropriação do espaço público, além de analisar a relação entre o patrimônio cultural e a vitalidade dos lugares. A pesquisa também propõe uma metodologia interdisciplinar e busca contribuir para o debate sobre políticas públicas voltadas às cidades de médio porte no Brasil.