Blog Post - Start Bootstrap Template

Semana Integrada da Arquitetura e Urbanismo encerra com sucesso e vasto aprendizado sobre patrimônio

Atualizado em 23/08/2024 às 19:59:23


Em cinco dias foram mais de 20 palestras em diferentes temas e com abordagens distintas sobre “patrimônio”, seja ele material ou imaterial.

O desfecho reuniu profissionais de Bagé e de fora, como o arquiteto Lucas Volpatto - Studio1 Arquitetura, de Pelotas, que falou sobre “Ressignificando o passado com a arquitetura”. O arquiteto destacou a importância de manter fachadas históricas no sentido de garantir a identidade local. “É importante diferenciar, passado é oq eu já passou, patrimônio é o que permanece”, aponta.

Em seguida, os engenheiros civis egressos da Urcamp, Rafael Delabary e Bruno Xavier, relataram a experiência que tiveram no projeto de Conservação e manutenção predial da Igreja Auxiliadora, um marco da arquitetura bajeense, localizada no coração da cidade. A empresa de engenharia foi a responsável por toda a reforma do telhado e impermeabilização das sacadas. “A primeira etapa, que foi a mais importante, era resolver o problema de infiltrações, o teto estava desalinhado, deteriorado, além das infiltrações nas lages, por ser um prédio centenário, imaginávamos que teríamos que substituir pelo menos 30% do telhado, mas não foi necessário pelo bom estado de conservação”, relata Delabary.

A obra foi entregue antes do prazo e resolveu todos os problemas estruturais da igreja. O engenheiro, ex-aluno, disse estar emocionado em voltar à academia, agora como palestrante. “Para mim é uma honra e um sonho poder vir aqui passar um pouco de conhecimento para esses acadêmicos, que amanhã serão meus colegas”, finaliza.

O encerramento também contou com a participação dos Arquitetos Associados - Arquitetura e Urbanismo, de Belo Horizonte, de forma on-line, além de uma palestra do professor Sandro Martinez do curso de Arquitetura e Urbanismo sobre “Relatório de preservação do patrimônio”.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Fernanda Barasuol, destacou a relevância da semana para os acadêmicos. “Foram cinco dias demjuito conhecimento e aprendizado, comunidade presente, assim como representantes de instituições, além dos nossos alunos. Todas as noites com assuntos relevantes relacionados ao patrimônio. Foi muito proveitosa para todos nós”, justifica.

O coordenador do curso de Engenharia Civil professor Adalberto Schafer reforçou a integração entre os dois cursos. “Estamos muito contentes, Engenharia Civil e Arquitetura se agregaram junto com o município para fazer uma semana voltada à valorização do patrimônio histórico e isso teve uma abrangência muito grande. Ver os arquitetos com os projetos e os engenheiros com as obras de execução e o resultado foi uma semana exitosa para todos nós”, finaliza.