Blog Post - Start Bootstrap Template

Debate sobre diferentes abordagens e terapias marca Dia do Psicólogo na Semana Acadêmica da Urcamp

Atualizado em 28/08/2024 às 17:14:28


Com o objetivo de contemplar as diversas abordagens teóricas da psicologia e suas práticas terapêuticas, a 23ª Semana Acadêmica da Psicologia reuniu, na noite desta terça-feira, cinco psicólogas convidadas, em sua maioria profissionais que fizeram a sua graduação na Urcamp. O tema escolhido para a mesa redonda foi “Abordagens e casos”.

As psicólogas Camila Espíndula da Silva, Clarissa Nascimento Trindade, Mônica Ester Mendes e Mônica Mota relataram a sua experiência e a forma escolhida para tratar o paciente. Cada fala usou recursos da experiência adquirida no tempo de carreira, com ampla exposição de exemplos. Foram discutidas as modalidades de Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), Abordagem Analítica (Terapia Junguiana), Terapia Analítica-comportamental (Behavorismo), Abordagem Humanista e Abordagem Psicanalítica (Psicanálise). 

RELATOS

“Situações que vivi no consultório me fizeram ver que não dá para engessar a terapia, não há como tratar todas pessoas, cada um com sua subjetividade, com uma única proposta de abordagem”, ressalta a palestrante Mônica Ester Mendes. Já a psicóloga Michele Dupont, com formação no Mato Grosso, destacou a importância da mesa no contexto da formação dos acadêmicos. “Não somente com o conhecimento das abordagens das nossas práticas, mas, principalmente, para mostrar o quanto a Psicologia é grande e poderosa, porque tem atuação ética e respeitosa”, reforça.

A atividade marcou o Dia do Psicólogo, celebrado neste dia 27 de agosto. A 23ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Urcamp segue nesta quarta-feira, com uma Oficina de Documentação e Avaliação, com a psicóloga Helena Brito dos Santos de Moraes.