Atualizado em 07/10/2024 às 17:45:07
Dois ex-alunos da graduação em Arquitetura do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP) foram aprovados em seus mestrados na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e agora, após concluírem suas pesquisas, se preparam para novos desafios profissionais.
Laura Sarturi, que ingressou no mestrado em 2022, desenvolveu um estudo focado nas edificações com revestimento em pedra fingida no centro histórico de Bagé. Segundo Laura, o interesse pela preservação do patrimônio arquitetônico da cidade começou ainda durante a graduação, com o apoio da professora Magali Nocchi Collares Gonçalves, que incentivou a pesquisa desde o início. "Esse desejo de estudar o patrimônio sempre esteve dentro de mim. Quando comecei a estudar arquitetura, ele só aumentou", afirma. Agora, Laura planeja dar continuidade aos seus estudos com uma pós-graduação em conservação e restauro e, posteriormente, um doutorado.
Já Gabriel Delpino, que também iniciou seu mestrado em 2022, desenvolveu uma pesquisa sobre as áreas de inundação do Arroio Bagé, buscando deixar um legado para a cidade por meio de um trabalho voltado à renaturalização das margens. "Meu trabalho foi focado em encontrar características urbanas ambientais nas áreas de inundação do Arroio Bagé. A ideia é repensar a forma como a cidade lida com essa área e buscar intervenções mais eficazes para futuras gerações", comentou Gabriel. Ele pretende seguir com sua construtora em Bagé e continuar suas pesquisas no doutorado, também na UFPel.
A coordenadora do curso de Arquitetura da Urcamp, Fernanda Vieira Barasuol, destacou o orgulho em ver os egressos conquistando novos espaços na academia e no mercado de trabalho. "Isso demonstra a qualidade do ensino oferecido na Urcamp e a dedicação dos nossos alunos. É gratificante acompanhar o sucesso deles e saber que continuam contribuindo com a valorização do patrimônio e o desenvolvimento urbano da nossa região", afirmou Fernanda.