Medicina Veterinária de Alegrete destaca atuação dos egressos em dia de campo
Atualizado em 19/07/2024 às 21:23:19
Com o objetivo de oferecer diferentes experiências aos acadêmicos, o curso de Medicina Veterinária de Alegrete participou de um dia de campo promovido pela Tradição Azul & MSD Saúde Animal, no município de Quaraí. Um dos aspectos que mais chamou a atenção da coordenadora do curso em Alegrete, professora Adriana Lucke Stigger, foi a presença de ex-alunos em atividades profissionais e na lista de organizadores e palestrantes do evento.
A MSD Saúde Animal, que atende a cabanha Tradição Azul, é uma divisão da Merck & Co., Inc., - a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Há mais de 130 anos, a MSD introduz medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. “Por isso, identificar egressos da Urcamp em uma unidade comercial com sucesso em um ambiente tão competitivo nos enche de orgulho e renova nossa função de educar para o mundo do trabalho”, avalia a coordenadora. Adriana relata a presença de egressos como o coordenador de Demanda RS/SC da MSD, Leônidas Motta Pereira da Costa, e o médico veterinário, Fernando Broda, que foi palestrante em três diferentes temas.
Tradição e qualidade
O valor da viagem reside exatamente na importância histórica da propriedade e dos resultados obtidos ao longo de décadas de incremento à genética e cuidado com o rebanho. Nos primeiros anos do século XX, o criador e invernista, João Vieira de Macedo, adquiriu terras da região de Uruguaiana/RS, formando a Estância Azul, que mais tarde viria a ser conhecida como Cabanha Azul. Já entre as décadas de 1940 e 1970 o empreendimento rural já era considerado o mais importante criatório bovino e ovino do Brasil com sua expertise nas raças Angus, Hereford e Devon. No final da década de 1990, a Cabanha Azul assume uma gestão mais individualizada dividindo-se entre Estância da Glória, em Quaraí, e Estância Regina, em Rosário do Sul. Dez anos foram suficientes para que o mercado exigisse uma presença mais unificada, o que uniu as duas estâncias premiadas sob a mesma marca: Tradição Azul Agropecuária.
Atualmente, a Tradição Azul, continua a seleção de mais de um século da Cabanha Azul, somando um rebanho de 3.300 ventres. Destes, 1.000 são Braford, 1.800 Brangus,700 Hereford e 1.200 Angus. A comercialização anual média chega a 300 touros.
ACADÊMICOS
Allanis Machado Silveira
Bruna Becker
Jéssica da Costa Vieira
Gabriele Vieira de Oliveira
Letiele Oliveira da Silveira
Marcos Vieira
Andressa Pilar
Victor Fernandes
Alexandro Soares
Bernardo Oliveira
Eduarda Hans
Leonardo Gonçalves Esteves
Rodrigo de Sousa Zotti
Rodrigo Monteiro Fleig
Renato Henrique Vieira Dorneles Franklin
Luriel Moreira Baú
Augusto da Luz Machado
Jessica B. Ferreira
EGRESSOS NO EVENTO
Na MSD são:
Silvio Cunha
Matheus Stigger
Fabrício Pando ( Intersul)
Alexsander ( Intersul)
E médicos veterinários:
Lucas Hernandez
Felipe Mascarenhas
Filipe Bitencourt
Mitiarlo Coelho
Mauren Vasconcelos
Felipe Maidana
João Pedro.Almeida
Bruno Viero
Victor Tambara
Bernardo Machado
Adalberto Lima