Urcamp dá passo importante para cooperação internacional Reitor anuncia bolsa de 10% para estudantes uruguaios
Atualizado em 03/06/2024 às 14:02:03
O município de Bagé firmou acordo de cooperação e irmanamento com a cidade uruguaia de Melo, no último dia 28. Além do grupo formado por servidores públicos liderados pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara, uma equipe da Urcamp representou o segmento universitário durante a cerimônia, sendo representado pelo reitor do Centro Universitário da Região da Campanha, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança.
A iniciativa foi do intendente de Cerro Largo, José Yurramendi Pérez, que busca aplicar medidas de cooperação em áreas como comércio, educação, investimentos, esportes, agricultura e turismo. O documento prevê ainda a criação de um comitê misto permanente para a gestão cooperativa de ações nos diversos setores.
Bolsa para uruguaios
Convidada para integrar o projeto, a Urcamp manifestou sua disposição de apoio anunciando a oferta de uma bolsa de 10%, que pode ser somada a mais 5% em caso de pagamentos com pontualidade, para acadêmicos uruguaios. O reitor informa que, além dos campi de Bagé e de Santana de Livramento, a Urcamp está em regiões que formam uma fronteira irmã “muito significativa para a formação e para o interesse dos jovens uruguaios no ensino superior”.
Acompanhado da presidente da Fundação Attila Taborda, Mônica Palomino, e do pró-reitor de ensino, Rafael Moreira, Bragança também visitou a Universidad Tecnologica Del Uruguay (UTec). O encontro destacou inúmeras possibilidades de trabalho conjunto que podem determinar avanços nas relações sociais, tecnológicas e nas alternativas de desenvolvimento entre os dois países. O analista de relações internacionais da UTec, Adrian Larroca, disse que a instituição quer integrar a região e trabalhar pela comunidade. O reitor da Urcamp colocou-se à disposição para a implementação de medidas que promovam a união regional: “é como aproximar regiões que falam línguas diferentes, mas comungam das mesmas raízes, identidades, e vocações”, conclui.