Atualizado em 13/03/2025 às 16:30:13
O salão de atos do Centro Universitário da região da Campanha (Urcamp) foi palco, na noite de quarta-feira, do lançamento da plataforma On, iniciativa promovida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O evento reuniu gestores acadêmicos, representantes do setor produtivo e público e a comunidade acadêmica para apresentar a ferramenta que busca aproximar a sociedade das instituições comunitárias de ensino superior.
A plataforma On tem o objetivo de conectar universidades, empresas, governo e comunidade, permitindo o compartilhamento de informações sobre ensino, pesquisa e extensão com um alcance que cobre todo o território do Rio Grande do Sul e, também, das instituições comunitárias de Santa Catarina. Além disso, possibilita o registro de demandas de organizações públicas e privadas, criando oportunidades para soluções desenvolvidas dentro das universidades.
O pró-reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor Dr. Guilherme Colares, abriu o evento destacando a relevância da ferramenta. “A plataforma On será uma ferramenta bastante importante para gestores públicos e privados. Vocês terão a oportunidade de acessar várias informações sobre o que as universidades comunitárias estão realizando. Essa troca de informações é fundamental para o desenvolvimento regional e do estado”, afirmou.
Palestra destaca ações das comunitárias
Em seguida, o reitor da Urcamp, professor Doutor. Guilherme Cassão Marques Bragança, ministrou uma palestra sobre o papel das universidades comunitárias, a partir da realidade da própria Urcamp no Comung e sua influência para a inovação e desenvolvimento das regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Ele ressaltou a história da instituição e sua atuação como agente transformador da sociedade. “Antes mesmo da expansão universitária ser uma realidade para cidades do interior nos estados brasileiros, a Urcamp já estava com suas raízes fincadas em Bagé. Escolhemos o tema das instituições comunitárias de ensino superior como agentes efetivos do desenvolvimento regional porque é isso que fazemos: promovemos educação, inovação e geração de renda”, afirmou.
O reitor também explicou as especificidades das comunitárias, que, apesar de serem privadas, têm características públicas por seu compromisso com a sociedade. Segundo ele, a plataforma On amplia iniciativa semelhante já existente na Urcamp, como a plataforma Sou I, melhorando a interação entre universidades e os setores público e privado.
A professora Paula Silveira, coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, apresentou os detalhes técnicos da nova plataforma, destacando sua interface intuitiva e sua capacidade de integrar todas as instituições do Comung. “A plataforma visa integrar a comunidade à educação e à inovação. Permite o cadastro de cursos presenciais e digitais, notícias, habitações e demais informações das universidades do consórcio”, explicou.