Blog Post - Start Bootstrap Template

Médica Veterinária formada na Urcamp descreve sua atuação internacional 

Atualizado em 14/03/2025 às 11:06:14


A Urcamp abriu suas portas para a egressa do curso de Medicina Veterinária,  Isadora Giorgis de Macedo, detalhar aspectos das áreas de neonatologia equina e reprodução desenvolvida na França. O evento, em forma de videoconferência, foi promovido na manhã desta quinta-feira pela professora do componente de Projetos Integradores, Luciane Suñé, teve como objetivo mostrar aos acadêmicos que, com dedicação e empenho, é possível alcançar bons resultados no campo da Medicina Veterinária.

Profissional do mundo

Atualmente, Isadora Macedo está trabalhando na comuna de Alloue, França, na área de neonatologia equina, oferecendo cuidados intensivos a potros recém-nascidos e realizando monitoramento pós-natal. Sua trajetória internacional inclui experiências nos Estados Unidos, onde trabalhou com reprodução de equinos, e em outros países, onde atuou em renomados centros de reprodução e fazendas. Essas vivências internacionais enriqueceram sua prática e possibilitaram que ela adquirisse uma ampla visão sobre os desafios e avanços na medicina veterinária aplicada aos equinos. 

A médica veterinária abordou temas como inseminação artificial, transferência de embriões e cuidados neonatais com potros recém-nascidos, mostrando a relevância dessas técnicas para garantir a saúde reprodutiva dos equinos. Ela também compartilhou suas experiências no Brasil, onde atuou em fazendas de renome, cuidando de partos e oferecendo suporte especializado para os equinos.

Curso investe na experiência dos egressos

A coordenadora do curso, professora Paula Costa dos Santos, destacou a importância da formação oferecida pela instituição, frisando que o curso tem formado profissionais capacitados para atuar em diversas áreas. "Esse é um motivo de grande orgulho para o nosso curso, pois demonstra a qualidade de ensino que oferecemos. Estamos preparando nossos alunos para que possam se destacar e fazer a diferença em suas respectivas áreas de atuação". Paula destaca que a experiência compartilhada durante a palestra permite oferecer aos alunos um panorama das diferentes oportunidades do mundo do trabalho para o médico veterinário. Já a professora Luciane Sune destaca que o objetivo da disciplina de Projeto Integrador é proporcionar experiências que ampliam os horizontes dos alunos e os motivam a buscar sempre a excelência.

A palestra também contou com a presença dos alunos ingressantes, que estão cursando a disciplina de práticas extensionistas, sob a orientação da professora Lenir Gonçalves Leite. “A participação dos acadêmicos é uma oportunidade importante para que eles observem, na prática, como a dedicação e a busca constante por aperfeiçoamento podem ser determinantes no alcance de objetivos profissionais”, avalia a coordenadora.