Atualizado em 15/03/2025 às 13:46:15
Curso de Direito da Urcamp forma 100ª turma neste sábado
O Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp, comemora neste sábado, 15, a colação de grau da centésima turma do curso de Direito, no salão do Clube Cantegril, em Bagé. O fato vem somar-se às comemorações pelos 55 anos do curso desenvolvidas ao longo do ano passado.
Garantindo presença na cerimônia, o reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, avalia que formar 100 turmas de um curso com ampla influência na estrutura social significa uma prova de compromisso. “Isso quer dizer que a Urcamp investiu seu esforço em um passado cheio de conquistas, mas vislumbra o futuro com o firme propósito de firmar sua permanência como uma marca nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste”, afirma.
O curso de Direito da Urcamp iniciou suas atividades em 1969, entre as primeiras ofertas de Ensino Superior capitaneadas pela organização que viria a se tornar a mantenedora da Urcamp - Fundação Attila Taborda (FAT). Na cerimônia de hoje, os 29 formandos vão contar com a presença do advogado Clementino Pigato, que colou grau na 12ª turma e que vai receber uma homenagem em nome de todos os seus colegas das primeiras turmas e pelos 4,9 mil alunos já formados pelo curso.
Considerada uma das homenagens mais importantes nas colações de grau do curso, a Medalha Pontes de Miranda, que reconhece os melhores desempenhos acadêmicos pela maior média de notas, teve, pela primeira vez, um empate. Por isso, a distinção de 2025 será concedida aos acadêmicos Mohamed Nasser Mohamed Nimir Yusuf e Sílvia Lopes da Cunha Bassan.
A solenidade registrará, ainda, 11 láureas acadêmicas, nove distintivos da OAB para acadêmicos que já passaram na prova da Ordem, duas bolsas de estudos da Escola Superior de Advocacia e duas bolsas de estudos da Escola Superior do Ministério Público.
Impacto Social do Núcleo de Práticas Jurídicas
A Urcamp destaca, como uma forte contribuição às garantias de acesso à justiça para todos os cidadãos, os serviços gratuitos prestados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas mantido pelo curso de Direito, desde 1972. O reitor informa que, só no ano de 2024, foram mais de dois mil atendimentos direcionados a quem não pode pagar por serviços advocatícios. “Por isso, em 2025, a cerimônia de colação vai destacar os estagiários e voluntários com maior atuação junto ao NPJ”, justifica Bragança.
O Núcleo é o espaço laboratorial que garante as práticas acadêmicas e estágios exigidos pelas diretrizes curriculares nacionais, mas para a coordenadora, professora mestra Lourdes Helena Martins da Silva, é uma oportunidade de assegurar que todas as famílias tenham garantido seu direito ao atendimento judiciário. “Muitas vezes, os grupos em situação de baixa renda estão expostos a alto grau de vulnerabilidade e insegurança. E estes grupos têm poucas ou nenhuma condição de arcar com os custos de ações judiciais, acompanhamento jurídico ou plena defesa. E é isso que a ação do NPJ, que combina orientação de professores e a dedicação de acadêmicos, vem garantir”, explica a coordenadora.
Curso de Direito
Além de oferecer o curso de Direito no campus sede de Bagé, a Urcamp também oferece o curso em Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel, incluindo as regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Em todos estes campi, também são mantidos os respectivos Núcleos de Práticas Jurídicas.
RELAÇÃO DE CONCLUINTES:
ALEXIA CARNEIRO GONÇALVES
ANA BRASIL MACEDO
BRUNO SIQUEIRA VIANNA
EDUARDA FARIA SILVEIRA
EDUARDO DUARTE VITE
EMILIANO LOUZADA DE OLIVEIRA
EMILY GARCIA VIEIRA
ESTER GOULART DE OLIVEIRA
GIOVANNA MACHADO NUNES
GISELE CASSOL MACHADO
GISELE FERNANDES
GUSTAVO CORREIA MARQUES
GUSTAVO WINTER LEITE
HENRIQUE DE MEDEIROS BRITES
JOÃO PEDRO DE LIMA GAIST
JOREL DOS SANTOS MADEIRA
KÉROLEN SILVA PAIVA
LUIS MATHEUS HOLLEBEN DE RAMOS
MARENILCE CAMPOS SOUZA
MATEUS GIORGIS DE MACEDO
MAYNHARA DE CÁSSIA CARVALHO PARODI
MOHAMED NASSER MOHAMED NIMIR YUSUF
RAFAEL FARINHA MARQUES
RENATA DO COUTO MARTINS
SILVIA LOPES DA CUNHA BASSAN
SUSANE EBERT HELLWIG
VICTOR FONTOURA DA SILVA
VITOR SPILLARI FARIAS
VITÓRIA DA SILVA BARBOSA