Atualizado em 17/03/2025 às 13:44:17
Egresso da Urcamp, Darlan Almeida da Rosa, 24 anos, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele seguirá a linha de pesquisa em Teoria e Patrimônio Cultural, com obtenção de bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O arquiteto iniciou sua graduação na Urcamp em 2019, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No segundo semestre, conquistou uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e concluiu o curso no segundo semestre de 2023, colando grau em março de 2024. Durante a formação, acumulou experiências em diversas áreas, como audiovisual, fotografia, design, editoração e pesquisa, sempre com foco no patrimônio cultural.
No mestrado, desenvolverá a pesquisa intitulada "A Arte Popular Urbana como Ferramenta de Reabilitação das Práticas Sociais e Culturais no Centro Histórico de Bagé". O estudo analisará o impacto da cultura popular urbana na apropriação e reabilitação dos espaços públicos históricos da cidade.
Para o mestrando, a trajetória acadêmica na Urcamp foi essencial para o ingresso na pós-graduação. “Professores, colegas e orientadores tiveram papel fundamental na minha formação, assim como a participação em atividades de pesquisa e extensão”, ressalta.
As aulas começaram no dia 10 de março. Além da perspectiva de seguir na docência, ele pretende aprofundar o estudo sobre patrimônio e cultura em Bagé, investigando incentivos, formas de uso e os agentes envolvidos nas manifestações culturais do município.