Blog Post - Start Bootstrap Template

Urcamp confere título Honoris Causa ao procurador-geral da Justiça do RS, Alexandre Saltz

Atualizado em 26/02/2025 às 14:24:26


A Urcamp agraciou o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, com o título de Doutor Honoris Causa em uma solenidade realizada no Salão de Atos do campus central, em Bagé. A cerimônia ocorreu na noite de terça-feira, 25, e reuniu professores, acadêmicos do curso de Direito, coordenadores, pró-reitores e representantes de diversas instituições de Justiça. Aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário, o título foi entregue pelo reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança.

A homenagem reconhece o papel fundamental desempenhado por Saltz durante a tragédia das enchentes de 2024, que atingiram diversas regiões do estado. Durante seu pronunciamento, o procurador-geral destacou que a honraria representa o trabalho coletivo dos membros, servidores e voluntários do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que atuaram incansavelmente para garantir apoio à população atingida pelo desastre.

"É uma alegria imensa retornar a Bagé e receber este título tão significativo concedido pela Urcamp. Já fui professor universitário e sei a importância que essa honraria tem dentro do ambiente acadêmico. Como procurador, me orgulho de ver colegas tão dedicados, que se mostraram fundamentais para que pudéssemos evidenciar para toda a sociedade gaúcha o verdadeiro papel do Ministério Público do nosso estado", afirmou Saltz.

O procurador-geral também ressaltou a relevância da distinção e dedicou a homenagem a toda a equipe do Ministério Público. "Esta não é uma homenagem apenas a mim, mas a todos que atuaram bravamente no enfrentamento das enchentes de 2024. Fico emocionado por receber essa honraria em Bagé, a Rainha da Fronteira, uma cidade que estará para sempre no meu coração", destacou.

Durante a cerimônia, o reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, enfatizou a decisão unânime de conceder o título a Saltz. "Durante uma reunião de gestão, nosso pró-reitor de Ensino, professor Rafael Moreira, disse que já sabia para quem deveríamos conceder esta honraria. A decisão foi imediata e unânime. Doutor Alexandre, muito obrigado por aceitar nosso convite e nos permitir homenagear quem tanto fez pelo nosso estado. Seu trabalho é sinônimo de generosidade, algo que também se reflete na missão da Urcamp, que é transformar vidas através da educação. Estamos presentes em cinco municípios da Região da Campanha e Fronteira-Oeste, e sabemos o quanto nossa instituição e o seu trabalho se identificam", concluiu.

A solenidade contou com a representação da presidente da Fundação Attila Taborda (FAT), professora doutora Mônica Palomino de los Santos; do pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira; do pró-reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares; da pró-reitora adjunta de Ensino, professora mestra Marília Barbosa, da  coordenadora do curso de Direito da Urcamp, Campus Bagé, professora Lourdes Helena Martins; além de coordenadores de curso, docentes e acadêmicos.

Também marcam presença diversas autoridades do Ministério Público, entre elas o corregedor-geral do MP, Fábio Roque Sbardellotto, que integrou a mesa de honra, os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Superti Brasil Camejo e João Cláudio Pizzato Sidou; e os promotores de Justiça Ana Adelaide Brasil Sá Caye, Marcos Ferraz Saralegui, Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, Ângela Hackbart Conde, Diogo Gomes Taborda, Júlia Fresteiro Barbosa Lang, Marlise Martino Oliveira e Pedro Santos Fernandes.

O currículo do homenageado

Natural de Uruguaiana, Saltz é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestre pela Faculdade de Direito da Fundação do Ministério Público (FMP).

Ingressou no Ministério Público em 1990, atuando inicialmente nas Promotorias de Justiça de Santiago e Uruguaiana. Em Porto Alegre, exerceu suas funções nas Promotorias da Fazenda Pública e na Defesa do Meio Ambiente. Além disso, trabalhou no escritório de representação da Instituição em Brasília e desempenhou diversos cargos de destaque, como Promotor-Assessor, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Secretário-Geral do Ministério Público, Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP e membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público.

Ao longo de sua trajetória, também foi Vice-Presidente de Núcleos da Associação do Ministério Público, da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) e da Federação Israelita do Rio Grande do Sul. Na área acadêmica, lecionou na PUC-RS, campus Uruguaiana, de 1992 a 2005, além de atuar como professor de Direito Ambiental nos cursos preparatórios da FMP. Desde 6 de junho de 2023, exerce o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul para o biênio 2023-2025.