Blog Post - Start Bootstrap Template

Procurador-geral de Justiça do Estado visita HU e Museu Dom Diogo de Souza

Atualizado em 26/02/2025 às 17:59:26


Alexandre Saltz recebeu título de Doutor Honoris Causa da Urcamp

A Urcamp promoveu, na noite desta terça-feira, 25, a outorga do título Doutor Honoris Causa ao procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Alexandre Sikinowski Saltz. A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor doutor Guilherme Cação Marques Bragança, no salão de Atos da Urcamp, com a presença de autoridades acadêmicas e representantes do setor judiciário e do Ministério público. 

Durante a tarde, o procurador-geral foi conduzido a uma visita por algumas das instituições mantidas pela Fundação Attila Taborda/Urcamp, momentos que se tornaram espaços de informação e convivência. No Hospital Universitário da Urcamp, o reitor descreveu a determinante função complementar que o HU exerce com as demais instituições de saúde do município e sua área de abrangência nos atendimentos regionais. Um dos destaques ficou por conta da infraestrutura montada pela Urcamp no ambiente de hospital escola e campos de estágio, onde cursos como Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Biomedicina atuam e mantêm atividades de extensão.

Em seguida, Saltz e o corregedor-geral do Ministério Público do Estado, Fábio Roque Sbardellotto, acompanhados do grupo de procuradores do MP de Porto Alegre estiveram no Museu Dom Diogo de Souza.  Dedicado à história, memória regional e identidade, o museu mantido pela FAT abriga um rico acervo com peças históricas e obras de arte reunidas também dos museus Patrício Correia da Câmara e Museu da Gravura Brasileira.Além das mostras permanentes e valiosos arquivos, o prédio do Museu Dom Diogo é considerado uma das joias arquitetônicas de Bagé e região, cuja construção começa a partir de 1870 e traz referências do Palácio de Queluz, residência de verão da realeza portuguesa.

CONFRATERNIZAÇÂO

A visita ao museu permitiu também um momento de confraternização entre as autoridades. Ao descrever a missão da Urcamp nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste o reitor escolheu uma música para definir seus desafios. Depois de ler parte da letra da canção “Semente do amanhã” composta por Gonzaguinha em 1984, Bragança a executou ao piano. 

Durante a visita ao salão da capela com obras barrocas, o reitor surpreendeu os convidados tocando ao violino “Ellens dritter Gesang”, ou simplesmente Ave Maria de Schubert, como ficou conhecida a composição de 1825. Ainda no museu, o homenageado foi brindado com presentes e um coffe break oferecidos por parceiros da instituição.