Blog Post - Start Bootstrap Template

Expoaulas da Urcamp reforçam a importância do campo e da produção rural

Atualizado em 05/10/2023 às 18:21:05


As atividades envolveram mais de 400 estudantes da rede pública de ensino, nesta quinta-feira, 05, dentro da programação da 111ª Expofeira de Bagé. A realização é dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Urcamp.

Pelo 11º ano consecutivo a Urcamp realiza a Expoaula, com foco nos estudantes do Ensino Fundamental. Em três horas de atividades, os visitantes conhecem toda a cadeia produtiva do campo, os mecanismos de inovação e tecnologia que envolvem o agronegócio e a importância do trabalho rural na produção de alimentos que chegam a nossa mesa.

Mariele Eunice Lopes Pedroso, é estudante do 8º semestre de Medicina Veterinária e uma das acadêmicas envolvidas na organização e condução das atividades. Ela conta que a experiência nas Expoaulas adicionam conhecimentos que vão além da sala de aula. “Acrescenta a troca que temos aqui e a gente também aprende com as crianças, além do incentivo que os professores nos dão. Isso nos desperta a necessidade de cada dia aprender mais, porque as vezes a dúvida de um estudante gera em nós o sentimento de não ter cumprido tudo aquilo que a gente acha que já sabe”, relata.

A recepção aos estudantes é feita por uma vaquinha de pelúcia, dentro dela é uma professora da Medicina Veterinária que interage e tira foto com os visitantes.

Depois, as turmas divididas por colégios, são encaminhadas ao saguão do prédio central do Parque Visconde de Ribeiro Magalhães para assistir a alguns vídeos sobre o agronegócio e a importância do Brasil enquanto celeiro mundial na produção de alimentos. Em seguida fazem um lanche, também organizado por acadêmicos e professores e vão conhecer a produção de gado de corte no pavilhão dos bovinos. O engenheiro agrônomo e professor Dr. Derli João Siqueira é um veterano de Expoaula. Ele explica o cuidado que se deve ter com os animais durante o manejo. “Temos o dever de respeitá-los, pois sentem dor, medo, se assustam, por isso precisamos trabalhar no campo com esses valores, de jamais maltratar os animais”, explica.

A Expoaula ainda incentiva a escrita através de um concurso de redação que os estudantes farão nas suas escolas posteriormente. O vencedor(a) ganhará uma bicicleta.

Tôni Lucas, 10 anos, é aluno do quarto ano e não imaginava que a cadeia produtiva no campo estivesse tão interligada ao nosso dia a dia. “Isso nos faz ver a importância do produtor, de quem produz o alimento pra nossa mesa”, aponta.

Além do campo, os estudantes também conhecem implementos agrícolas, técnicas de manejos nas lavouras e exemplos de tecnologia e inovação no meio rural, através de empresas e Instituições parceiras da Urcamp, que colaboram, através de seus profissionais técnicos, durante as explanações.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Urcamp, professora Dra. Paula Santos conta que, além da parte social e educacional que a Instituição proporciona aos estudantes de fora, as Expoaulas servem como mais um instrumento de aprendizagem dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. “É importante para o nosso aluno aprender a se comunicar, a ficar imerso aqui no meio e mostrar a importância da produção rural. Aqui eles estão exercendo, através de um trabalho, a disseminação da informação correta para as crianças. Nosso aluno tem uma experiência diferenciada, que inexiste em outras Universidades”, revela.

A Urcamp, dentro da 111ª Expofeira de Bagé, contempla quatro Expoaulas e deve receber até o final desta sexta-feira, 06, mais de 800 alunos da rede municipal de ensino de Bagé.