Atualizado em 10/04/2025 às 12:19:10
A Urcamp confirmou sua participação no Pampa Summit, evento de inovação que será realizado, em Bagé, nos dias 22 e 23 de maio. A reunião, ocorrida na manhã de quarta-feira, 9, para formalizar essa parceria contou com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, da presidente da Fundação Attila Taborda (FAT), professora doutora Mônica Palomino de los Santos, e do professor Érico Amaral, do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O Pampa Summit teve sua primeira edição em 2024, em Caçapava do Sul, e agora chega a Bagé como parte do ecossistema de inovação regional. O evento foi inspirado no South Summit, que acontece em Porto Alegre, e busca fortalecer o empreendedorismo e a tecnologia no interior do estado. "A ideia é promover discussões sobre inovação, com participação de universidades, empresas e instituições públicas", destacou Érico Amaral, que integra o comitê gestor do Ecossistema de Inovação de Bagé (ECOBAH) e o projeto Inova RS.
A programação do evento contará com painéis, palestras e apresentação de startups locais. Um dos momentos de destaque será a participação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT), que trará uma comitiva liderada pela secretária Simone Stülp. O grupo visitará as instituições de ensino envolvidas antes do início oficial do evento. Entre elas, a Urcamp.
No dia 22, a programação terá a "Rotas da Inovação", coordenada pela SICT, e um painel com prefeitos da região, seguido de apresentações do Inova RS, da UOL e do ECOBAH. No dia 23, será realizada a "Rota de Experiências", em que os participantes visitarão experiências inovadoras em municípios como Hulha Negra e Candiota.
A Urcamp terá papel fundamental no evento, participando ativamente da organização e apresentando projetos inovadores desenvolvidos dentro da instituição. "Nossa presença no Pampa Summit reforça o compromisso da Urcamp com o desenvolvimento regional e a inovação", afirmou o reitor.
O evento promete consolidar a Campanha Gaúcha como um polo emergente de inovação e empreendedorismo, criando conexões entre o setor acadêmico, empresarial e governamental para impulsionar o desenvolvimento da região.