Atualizado em 08/04/2025 às 10:54:08
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp, professora Fernanda Vieira Barasuol, ministrou uma palestra na segunda-feira, 7, na sede Embrapa Pecuária Sul. Com o tema "A arquitetura e a saúde: como os ambientes podem contribuir para a melhoria do bem-estar", ela destacou a influência dos espaços físicos na qualidade de vida das pessoas.
Durante a palestra, Fernanda reflexões focadas na área da arquitetura, no que diz respeito à promoção do conforto e da saúde, tanto no ambiente doméstico quanto no profissional. "A arquitetura está presente no nosso dia a dia e nós mesmos podemos usá-la para melhorar nosso conforto no trabalho", ressaltou a coordenadora
Entre os principais tópicos abordados estiveram o conforto térmico, com estratégias para manter temperaturas agradáveis; conforto acústico, visando o controle de ruídos e a qualidade sonora; conforto lumínico, enfatizando a importância da iluminação natural e artificial adequada; ergonomia, com orientações sobre organização do mobiliário e posturas corretas para evitar problemas físicos; e qualidade do ar e ventilação, fatores essenciais para um ambiente mais saudável.
A atividade integrou uma ação da Casembrapa, responsável pela gestão do plano de saúde dos empregados da instituição. A chefe-adjunta de Administração da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena, destacou o ineditismo da proposta. Pensamos, de forma inédita, em trabalhar a questão do impacto e da importância da organização dos espaços no trabalho para a nossa saúde", argumenta.
Técnica da Embrapa Pecuária Sul, Rossana Granada complementou que a iniciativa surgiu como parte das ações de prevenção e promoção da saúde incentivadas pela instituição. "A Embrapa aproveitou esse ensejo e incentivou as unidades a fazerem algo presencial vinculado ao tema", finalizou.