Atualizado em 09/04/2025 às 10:36:09
O professor de Ciências Biológicas da Urcamp, doutor Fernando Forster Furquim, 36 anos, é um dos coautores de um estudo publicado na renomada revista Nature, no dia 2 de abril de 2025. A Nature é uma das mais importantes publicações científicas do mundo, voltada para descobertas de grande impacto na área das Ciências Biológicas e naturais. O artigo, fruto da colaboração internacional DarkDivNet, aborda os impactos ocultos da ação humana na biodiversidade vegetal.
O estudo, coordenado por pesquisadores da Universidade de Tartu, na Estônia, analisou dados de 5.500 locais em 119 regiões do mundo, avaliando a presença e ausência de espécies vegetais nativas. O conceito de "dark diversity" foi explorado para identificar plantas que poderiam estar presentes, mas que não estão, especialmente em regiões impactadas pela ação humana. A pesquisa revelou que a pegada humana reduz significativamente a diversidade vegetal, com ecossistemas preservados abrigando mais de um terço das espécies potenciais, enquanto os altamente degradados mantêm apenas uma em cada cinco. "Uma publicação na Nature coroa o tempo investido nas atividades de pesquisa e incentiva a continuidade do trabalho", destacou.
Trajetória acadêmica e profissional
Natural do Rio Grande do Sul, Furquim graduou-se em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Ciências Biológicas pela Urcamp, onde estudou entre 2018 e 2021. Posteriormente, obteve o título de mestre em Agrobiologia, pela UFSM, e tornou-se doutor em Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutor em Zootecnia pela UFSM.
Atuando como pesquisador desde a graduação, Furquim tem se dedicado ao estudo de ecossistemas campestres, investigando o impacto de diferentes manejos (como fogo, pastejo e adubação) sobre a composição botânica, diversidade de insetos polinizadores, estrutura das plantas, produção de biomassa vegetal e fertilidade do solo. Seus estudos o levaram a atuar em diversas pastagens no Rio Grande do Sul e nos Estados Unidos, nos estados de Wyoming e Idaho.
Desde 2021, Furquim trabalha como zootecnista e extensionista rural na Emater/RS, atuando no município de Itacurubi-RS. Em 2025, iniciou suas atividades como professor na Urcamp, ministrando as disciplinas de Ecofisiologia Vegetal e Ciências Exatas aplicadas à Biologia na modalidade de Ensino a Distância (EAD). "É sempre bom retornar ao lugar que muito contribuiu com a minha formação profissional", afirmou.
Furquim destaca o papel essencial que a Urcamp teve em sua formação como pesquisador. "Foi lá que tive contato com uma ampla gama de temas relacionados à vida: desde a célula até os ecossistemas", relembrou. Ele enfatiza a importância das aulas da professora Tamyris Ramos, na disciplina de Entomologia, que foram fundamentais para a identificação dos indivíduos coletados durante suas saídas de campo.
Além disso, as disciplinas relacionadas à licenciatura proporcionaram a ele um crescimento pessoal expressivo, especialmente no desenvolvimento de metodologias para transmissão de conhecimento. Ele relembra com carinho os estágios na Escola Frei Plácido, onde teve a oportunidade de ensinar Biologia para alunos do Ensino Fundamental e Médio. "Foi uma experiência enriquecedora ver, in loco, como os temas relacionados à Biologia geram curiosidade e estimulam a busca pelo conhecimento", conclui.